Regulamento Divulgação Fotos

Apoio

Centenas de crianças, jovens e adultos curtiram a segunda edição do Desafio Radical Superação no Clube Vila Manchester

Nos dias 13 e 14 de outubro, sábado e domingo últimos, o Clube Vila Manchester, na zona Leste da capital, viveu um fim de semana agitado. Centenas de paulistanos de todas as idades e sexos puderam gratuitamente viver as emoções de percorrer a trilha montada para o Desafio Radical Superação, segunda edição. Parede de escalada, arvorismo, tirolesa, e slackline formaram o circuito a ser superado pelo público. O controle de participantes apontou cerca de 700 beneficiários cadastrados, gerando bem mais de mil atendimentos pela equipe técnica do Desafio Radical Superação, uma vez que várias pessoas cumpriram o percurso diversas vezes até mesmo comparecendo nos dois dias. O Desafio Radical Superação é uma iniciativa da FOMENTUS – Associação Brasileira de Fomento ao Esporte, Cultura e Desenvolvimento Humano, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de São Paulo.

Durante os dois dias, das 10 horas às 18 horas, o movimento não sofreu interrupção, salvo em cerca de 15 minutos do sábado, motivada por uma leve garoa que caiu sobre o clube. Os bombeiros e técnicos de esportes radicais que atenderam ao público ficaram impressionados pela diversidade dos frequentadores. Famílias inteiras encararam o Desafio. De avós a netos. “Foi uma oportunidade rara para os moradores da região que puderam ter uma atração única na capital paulista”, disse o vereador Masataka Ota, apoiador do evento desde a primeira edição e que marcou presença na abertura oficial do programa. Uma atração extra na abertura do Desafio Radical Superação foi a presença de ‘covers’ dos super-heróis Hulk e Homem Aranha. Fizeram sucesso junto à garotada.

José de Paiva, coordenador do Clube Vila Manchester, e presidente da Associação Comercial do Tatuapé, considera que iniciativas como o Desafio Radical Superação estão “alinhadas com o meu objetivo de melhorar ainda mais o Clube Vila Manchester”. Para ele, ver famílias frequentado o clube “é uma alegria indescritível”. A deputada federal Keiko Ota, também presente ao evento, destacou a importância do esporte na formação do cidadão. “E ainda mais do esporte radical, que raramente é oferecido ao público de forma gratuita”, comentou, lembrando que é da região da Vila Manchester e, por isso, ainda mais feliz de ver seu bairro receber “uma atração desse porte, com uma organização de primeira linha”.

FAMÍLIAS RADICAIS

Chamou a atenção de todos a participação de muitas famílias no Desafio Radical Superação. Entre uma maioria de crianças, alucinadas com os obstáculos que teriam que enfrentar, grupos familiares foram a grande surpresa. Os Moratore, por exemplo, fizeram fila indiana para desfilar sua coragem pelos obstáculos do circuito montado no Clube Vila Manchester. Edson, 62 e Carmem, 64, são os avós da netinha Carmem (como a avó) de 7 anos. Também estavam os filhos do casal, Fernando (40) e Aline (33). “Não senti o menor medo. É visível de que se trata de uma atividade segura. Dá para encarar sem problemas”, disse a avó. Antigos moradores da Vila Manchester, hoje residem no Centro. “Voltamos ao nosso bairro em uma data muito feliz”, disse Aline, referindo-se ao fato de coincidir essa visita no final de semana do Desafio Radical Superação.

Outra família que marcou presença no Desafio foi a dos irmãos Nobre: Emmily Angel, 18 anos, Arthur, 9 e Raul, 7. Eles estão na Vila Manchester há 10 meses. Antes moravam em Lins (SP), onde “nunca tínhamos visto nada parecido com o Desafio Radical”. Fizeram o circuito por três vezes, não se importando de pegar a fila. “Vale a pena. É muito bom. O que mais gostei foi a tirolesa”, disse Arthur. Já o caçula dos irmãos respirava aliviado após sua primeira passagem. “Perdi o medo de altura”, disse impaciente para voltar à fila para mais um percurso.

EMOÇÃO

Uma participação que emocionou ao publico presente no Desafio Radical, na tarde de domingo, foi a da garota Amanda Santos de 8 anos. Ela nasceu com paralisia cerebral e usa cadeiras de rodas para se locomover, necessitando de ajuda para tal. Michel Luís, seu pai, percebeu que ela ficou encantada com a estrutura do Desafio Radical. “Percebi que ela queria participar. Isso faz bem para ela. A estrutura montada me fez ter certeza de era seguro para ela. O apoio do pessoal da equipe técnica e médica foi fantástico”, afirmou.

Amanda foi içada para a torre da tirolesa por um elevador elétrico lateral. Presa à sua cadeira de rodas e acompanhada por um técnico de atividades radicais, viveu a emoção de sua vida. Desceu a tirolesa sob aplausos do público. Mesmo sem falar, era visível a alegria transmitida por Amanda. O pai sorria por ter a oportunidade de proporcionar à sua filha uma atividade desse tipo. Só num próximo Desafio Radical. “Um momento desse não tem preço”, desabafou o pai, também morador da região.

Dario Mello, presidente da FOMENTUS, destacou que o fato de levar uma atração rara para o publico da região, faz crescer sua responsabilidade como dirigente de uma entidade que visa incentivar a pratica do esporte. “Em breve teremos os Jogos Olímpicos do Japão, em 2020. A parede de escalada será uma das novas atividades da competição. Ao lado do surfe e do skate, serão os esportes radicais nas Olimpíadas. É importante divulgar essa novidade. Só isso já bastaria para estarmos aqui. Mas na verdade há muito mais. Trouxemos até aqui uma atividade inovadora para a região. É bom ver o resultado. Os participantes ficam entusiasmados, ”concluiu.