Crianças e jovens invadem Clube Vila Manchester e encaram o Desafio Radical Superação
O Clube Vila Manchester, na Zona Leste de São Paulo, recebeu cerca de 1.000 jovens e crianças no último fim de semana (dias 9 e 10 de dezembro) para o Desafio Radical Superação. Um percurso montado na área do clube permitiu a prática de atividades como escalada, rapel, tirolesa e arborismo. O evento foi uma iniciativa da Fomentus (Associação Brasileira de Fomento ao Esporte, Cultura e Desenvolvimento Humano), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo.
A atividade agradou em cheio aos frequentadores do clube municipal. Houve dezenas de pedidos para que o megaequipamento esportivo ali instalado permanecesse por mais tempo instalado no local. “Durante as férias faltam atividades para as crianças. Eles adoraram. Seria excelente se isso ficasse por aqui mais tempo”, comentou Rogério Silva, pai de suas crianças e ficou sabendo do evento através das redes sociais. Ele ficou impressionado pela estrutura montada pela equipe técnica contratada pela Fomentus.
SUPERAÇÃO
O Desafio Radical Superação cumpriu plenamente sua função através do atendimento a pessoas com dificuldades motoras das mais variadas formas. O garoto Alyson Gomes Brasil, por exemplo, emocionou a todos com a sua vibração ao participar da atividade. Monitorado e acompanhado por especialistas no uso dos equipamentos, o garoto pode experimentar a ‘adrenalina’ gerada ao ser içado na parede de escalada e ao descer a tirolesa totalmente independente. “Ele adorou. Vai querer isso todo dia”, vibrou dona Marli, mãe do menino que veio de Brasília para São Paulo em busca de um tratamento mais adequado ao seu filho, portador de paralisia cerebral.
GENTE DO BAIRRO
Além de paulistanos de diversas regiões, famílias da região da Vila Carrão foram maioria entre os presentes. Esse foi o caso de Pedro (9 anos) e Flávia (6) que foram ao Desafio Radical Superação acompanhados pela mãe Erika Ganeko. “A mãe de um amiguinho deles me mandou um ‘zap’ avisando desse evento, dizendo que era sensacional. Vim e gostamos muito. Podia ficar aqui as férias todas. Seria muito bom”!, disse Erika que confessou ter dificuldades em encontrar mais atividades para os filhos na região durante as férias. O garoto Pedro confessou ter sentido dificuldades para atravessar a teia, uma rede formada por cordas, mas garantiu que gostaria de voltar mais vezes. “Quero muito fazer o percurso outra vez”, disse.
O Desafio Radical Superação tem como objetivo proporcionar às crianças e jovens uma oportunidade para que eles enfrentem com segurança e monitorados uma experiência única de enfrentamento e superação de obstáculos que não são comuns no dia-a- dia de sua vidas. “Certamente eles saem daqui com uma nova visão sobre suas capacidades de solução de problemas e mais confiantes em suas habilidades” comentou Dario Mello, presidente da Fomentus, idealizador e organizador do evento.