Clube CERET recebe 5º Desafio Radical SuperAção de braços abertos!
De “casa nova” o consagrado Desafio Radical Superação desembarcou desta vez no Clube CERET – Clube Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, localizado no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. O evento foi realizado entre os dias 30/01 e 02/02 e atraiu milhares de pessoas em busca de muita emoção, adrenalina e Superação.
Em sua 5ª edição e com uma estrutura totalmente reformulada, o evento reuniu as principais modalidades/atividades de esportes radicais e de aventura (escalada, tirolesa, rapel, slackline e arvorismo), todas interligadas num circuito mega radical e acima de tudo, totalmente seguro.
Superando todas as estimativas e expectativas, especialmente em virtude de grande divulgação das principais mídias impressas e eletrônicas regionais, o 5º Desafio Radical Superação atraiu milhares de pessoas ao CERET em todos os dias de atividades, mas conforme previamente estabelecido nas Regras e Regulamento do evento, os atendimentos foram feitos por “ordem de chegada” e levaram em consideração, entre outros aspectos, a capacidade de atendimento do circuito que prioriza “incondicionalmente” a segurança e integridade física de todos. Desta forma, infelizmente muitos visitantes não puderam participar desta edição.
De acordo com o controle de identificação, mais de 1.000 atendimentos foram realizados, no entanto, se não fossem as fortes chuvas que assolaram o CERET e interditaram o equipamento no sábado por volta das 15h, certamente o número de beneficiários teria sido ainda maior.
“A FOMENTUS já realizou inúmeros projetos similares em outros clubes municipais, mas sem dúvida alguma, esta edição foi a mais expressiva nos aspectos quantitativos de público e participantes. Obviamente que gostaríamos de atender a todos, mas existem aspectos de segurança que não podem ser ignorados, tampouco negligenciados, afinal, nossos bombeiros civis possuem total, rasa e irrevogável autonomia para dirimirem a capacidade de atendimentos, e ainda, estas atividades apesar de divertidas para os participantes, não são brincadeiras, trata-se de um projeto que envolve atividades em altura e portanto, envolvem normas, condutas, responsabilidades e especificidades de alto risco. Concentramos nossos esforços em assegurar a qualidade e segurança das atividades e não apenas a quantidade de atendimentos.”, declarou Dario Mello – presidente da Fomentus e organizador do evento.
Outro aspecto muito positivo, deu-se por conta do Seminário de Atividades Radicais e de Aventura, realizado no dia 30/01 e que oportunizou qualificação profissional à dezenas de bombeiros civis, militares, gestores, profissionais e instrutores de diversas modalidade radicais. O Seminário teve como responsável técnico e palestrante nada mais e nada menos que o renomado Prof. André Morais Ferrão, um expoente profissional com mais de 30 anos dedicados à profissão.
Todas estas atrações já seriam suficientes para garantir o sucesso do evento, mas a FOMENTUS inovou ainda mais e uniu esporte e cultura em um único projeto, oferecendo a todos um grande show musical. Trata-se da Banda QuebraMar011, que durante todo o final de semana (01 e 02/02) se apresentou durante todo o dia em um grande palco especialmente montado para promover o entretenimento de todos que visitaram o Desafio Radical e o equipamento público. Com repertório totalmente eclético, a banda contagiou a todos e o sucesso do evento foi garantido !
Além de oferecer uma infraestrutura totalmente diferenciada e incomparável, a FOMENTUS conseguiu SUPERAR mais este grande projeto provando que, com dedicação, determinação e muito trabalho, é possível mudar, inovar e surpreender a cada ano. Exemplo disso é que tivemos um número significativo de Pessoas com Deficiência (PcD), que participaram das atividades, sempre contando com uma competente equipe de bombeiros, médicos e enfermeiros que monitoraram as ações durante todo o tempo. Isso é prova cabal de que nossa preocupação é não apenas prover a inclusão destes participantes especiais, mas essencialmente garantir que tudo seja feito da forma mais segura e satisfatória.
O Desafio Radical Superação é promovido, organizado e realizado pela FOMENTUS Associação Brasileira de Fomento ao Esporte, Cultura e Desenvolvimento Humano e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo.
Por fim, a FOMENTUS agradece o Clube CERET na pessoa do diretor Osivaldo Rosa e o vereador Masataka Ota, que não mediram esforços para nos oportunizar mais um memorável evento que certamente impactou milhares de pessoas positivamente. “Esperamos em breve voltar ao CERET e atender ainda mais munícipies”, finalizou Dario Mello.
Assessoria de Comunicação
FOMENTUS – Associação Brasileira de Fomento ao Esporte, Cultura e Des. Humano