Fomentus comemora o sucesso absoluto do festival superação e da I Exposição Paralímpica de Judô
Reunindo cerca de 400 judocas que representaram 20 academias, instituições e agremiações, o Festival Superação foi realizado no dia 30 de setembro, no CEE Vicente Ítalo Feola, na Vila Nova Manchester. O evento abrigou ainda a I Exposição Paralímpica em homenagem ao tetracampeão olímpico Antonio Tenório da Silva e seu professor Fernando da Cruz. “É uma enorme alegria e satisfação reunir centenas de crianças e jovens para competir e trocar experiencias”, comentou Dario Mello, presidente da Fomentus (Associação Brasileira de Fomento ao Esporte, Cultura e desenvolvimento Humano), entidade idealizadora e organizadora do evento.
Antes do início das competições entre atletas de 7 a 17 anos, foi prestada uma homenagem ao judoca paralímpico Tenório e ao seu técnico. Sem poder comparecer por força de uma viagem para competir, Tenório se manifestou através de um vídeo no qual agradeceu à lembrança promovida pela Fomentus. Já seu ‘sensei’ chegou às lágrimas ao ser destacado por Dario Mello. “Jamais, em relação aos meus trabalhos no judô paradesportivo fui homenageado com tantas honras e respeito. O meu agradecimento à Fomentus e à sua direção por essa manifestação que me tocou profundamente”, declarou Fernando da Cruz.
Também estiveram presentes ao evento o vereador Masatoka Ota e sua esposa, deputada federal Keiko Ota. Outro destaque foi o grupo do Projeto Iron Brothers-Viver Bem comandado por ninguém menos que a judoca olímpica Edinanci Silva, bicampeã pan-americana e bronze mundial. “Essa é uma oportunidade única que a Fomentus nos proporcionou. Trabalhamos com crianças carentes e poder disputar um torneio desse porte sem pagar taxas e ainda com a condução oferecida pela organização é uma felicidade”, disse Edinanci que agora se dedica a projetos sociais.
A I Exposição Paralimpica de Judô e o Festival Superação foram desenvolvidos pela Fomentus com o objetivo de transmitir aos mais jovens um pouco da história do paradesporte olímpico e revelar um pouco mais de dois de seus principais valores. “Tenório e ‘sensei’ Fernando da Cruz são um exemplo de conduta esportiva e de cidadania. Nada mais justo do que presentear os competidores do Festival Superação com essa história”, explicou Dario Mello, ele mesmo um aluno de ‘sensei’ da Cruz.
Além da organização técnica da competição e a montagem da exposição, foi alvo de elogios por parte dos participantes a estrutura armada para a competição. O ponto alto nesse sentido foi a montagem de um tori (portal japonês). Por ele passaram todos os participantes do Festival Superação: juízes, mesários, autoridades, senseis e os atletas, encerrando solenemente o Festival.
Participaram do Festival Superação judocas das seguintes instituições: Projeto Judô Social do Morumbi, Judô Atlântico Josué Andrade, CEU Butantã, CEU Parque Anhanguera, Projeto Social Iron Brothers-Viver Bem, Associação Colossus, Federação Paulista de Judô Master, CEE Vila Manchester, AJ Vila Santa Isabel, Dojô Sugai, Novo Milênio, Colégio Vicentino Virgem Poderosa, CDM Clipper da Freguesia do Ó, Associação Arca de Noé, AJ Santa Mônica, Academia Força e Honra, Equipe do Sensei Oswaldo Brandão, Projeto Judô Taboão Sensei Horiba, AJ Emprega.
A I Exposição Paralímpica e o Festival Superação foram uma iniciativa com organização da FOMENTUS com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Municipio de São Paulo (SEME).